Retiro AHIMSA: Yoga e Não-Violência na vida cotidiana

IMG-banner-FB-Programação-Terra-Luminous-2014-400x242

No último final de semana participei do retiro Ahimsa: yoga e não-violência na vida cotidiana, realizado no lindo espaço Terra Luminous e facilitado com muita sensibilidade e amor por Kiu Coates e Fabiana Bandeira Maia. A cada vez que mergulho ainda mais profundamente no universo da não-violência eu me sinto mais próxima da minha autenticidade, e tenho tido experiências muito belas e impactantes de formação de redes e de comunidade através da minha pesquisa e prática em Comunicação Não-Violenta. Neste retiro eu tive a oportunidade não só de vivenciar novas experiências neste sentido, mas também de experimentar momentos intensos de presença e desafios pessoais, através da prática de Yoga. As relações entre o trabalho corporal e a não-violência foram sendo tecidas com naturalidade, a partir da percepção das possibilidades e limites do corpo e dos momentos em que a permanência no desconforto algumas vezes causado por algumas posturas (e por minha falta de prática de yoga) foi suavemente transmutada em contato com um vazio fértil, cheio de possibilidades. Pude também revisitar momentos de minha vida nos quais a minha tendência a ter muito mais consideração pelas outras pessoas do que coragem para manifestar a minha verdade fez com que eu passasse por situações em que eu, voluntariamente, submeti minha vontade à vontade alheia e menti para mim mesma e para os outros sobre meus reais sentimentos e necessidades, achando que, desta forma, eu estaria cuidando bem das relações, sem perceber o quão violenta eu estava sendo ao agir assim. Graças ao meu percurso intenso na Não-Violência, tenho testemunhado que as pessoas anseiam por sinceridade e que a vulnerabilidade constrói pontes e fortalece parcerias. 

Durante estes três dias conheci pessoas maravilhosas e muito interessantes e pude fortalecer conexões com algumas pessoas que já conhecia, mas com quem ainda não tinha tido a oportunidade de compartilhar mais intensamente.  O local é muito bonito e aconchegante, carinhosamente pensado para oferecer conforto e experiências estéticas a cada momento e olhar. No início do retiro Fabiana nos perguntou o que gostaríamos de levar de volta para casa quando fossemos embora no domingo, e eu respondi que eu queria mais integridade, companhia e conexões profundas que me ajudem a continuar caminhando neste percurso, tão caro para mim. E posso dizer que trouxe tudo isto e muito mais comigo, graças às belas relações que se estabeleceram entre os participantes durante o final de semana e à hábil e cuidadosa facilitação de Fabiana e Kiu. Estou muito grata por ter tido a oportunidade de participar deste poderoso experimento de auto-descobertas e de alteridade radical.

4 Respostas para “Retiro AHIMSA: Yoga e Não-Violência na vida cotidiana

  1. Gratidão por compartilhar essa linda experiência Angelica Rente

  2. meu filho tem 4 anos e ele anda bem rebelde na escolinha as professoras anda reclamando dele porque ele nao anda respeitanto as regras da creche anda fazendo bagunça do refeitorio botanto comida fora e gospindo no banco do refeitorio,falando nomes feios e queria muito q vcs me ajudacem por favor e sera q ele pode perder a vaga por causa disso desde ja lhe agradeço

    • Daniela, há vários fatores que podem fazer com que seu filho aja da forma que está agindo, inclusive dificuldades de adaptação na própria escola. Gostaria de entender melhor a situação para saber se posso ajudá-la com isso. Se você quiser falar mais a respeito, por gentiliza, escreva para o email angelica@marpsicologia.com. Grata!

Deixe um comentário

